O Não-Objeto

     Para essa atividade, as  referências citadas em  Teoria do Não-Objeto de Ferreira Gullar deveriam ser pesquisadas e em seguida pedia-se a seleção de 10 imagens significativas que pudessem ilustrar o texto. Desse modo, ao longo da leitura foram feitas diversa pesquisas acerca das referências, dos não objetos, de movimentos artísticos e de obras que remetessem ao que estava sendo lido, vale ressaltar que, as imagens que escolhi estão ordenadas seguindo a trajetória que fiz nessa leitura, que incrivelmente (com todo o respeito) foi mais prazerosa do que imaginei, associada a uma frase do livro ou ao que interpretei para fazer a escolha:

1. Um não-objeto é fenômeno, uma pura aparência, experiências sensoriais e mentais.

Parangolé, Helio Oiticica

2.

Máscara Abismo, Lygia Clark


3.Aproximação: impressionistas, fogem a fidelidade, buscam apreender a luz natural do momento.

Série Catedral de Rouen, Monet


4.Destrói-se o objeto, não se foca em sua representação, a pintura se encontra desarticulada em busca de uma nova estrutura(ainda permanece a contradição espaço-objeto).

mondrian-composicao-n11


5. Em determinado ponto, obra de arte e objetos parecem confundir-se

Merz Konstruction

 

6. Surgem falhas no processo: conseguem o efeito desejado em um primeiro contato, mas não permanecem na transcendência de não-objetos, ainda são "coisas"

Luis Fontana, conceito espacial


7. Evolução do espaço representado para o espaço real e das formas representadas para as formas criadas

Contra relevos de Tatlin


8. Escultura não figurativa torna-se O objeto ao livrar-se da "massa", mas a base é como a moldura, cuja função é de "inserir no mundo, comunicar sem chocar com o espaço exterior" 

naum gabo lineer construction no 2


9. Eliminação da base, esculturas que se mantém no espaço sem apoio, liberar-se da base e da moldura é libertar-se do quadro convencional e da cultura para encontrar obras sem quaisquer significação além de seu próprio aparecimento, arte como formulação, o não objeto se insere diretamente no espaço
Amilcar de Castro

10. Sem a base/moldura, sem a figura e sem a massa, pouca afinidade há com os termos tradicionais de "escultura" e "pintura", aproximando-se mais dos não-objetos

Bichos, Lygia Clark



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano CartAsiano

Uma Breve Apresentação