O Vasto Universo do Design
Nessa atividade, fomos divididos em grupos para pesquisar pares de design(ers) e entender porque algumas de suas obras funcionam, no caso do meu grupo: Eu (Cibele), Catarina, Alice, Laura e Delcinir pesquisamos sobre Olivetti, o design italiano dos anos 60 e 70 e Bruce Mau (informação inútil, o grupo demorou um pouco e ficou bem confuso até entender que Olivetti era uma empresa e não uma pessoa KKKK)











-1 e 2(Olivetti):
Resumindo a apresentação, ambas são bastante limpas, apresentando somente um sintético texto, o produto em si, uma representação do movimento de datilografar em cores primárias chamativas em um fundo branco, a primeira possui um certo ritmo, as teclas se alinham como um texto, já na segunda as teclas são postas de forma aleatória, ambas usam de camadas, no caso da 1° mais sutil, visível apenas nos arcos amarelos e vermelhos que se sobrepõem, e na 2° de modo mais nítido dada a transparência, além disso, as duas possuem um certo espaçamento entre as laterais, como se houvesse uma fina moldura, ademais, a primeira imagem é completamente chapada, enquanto a sombra da segunda traz uma profundidade à composição, desse modo, funcionam muito bem de diferentes formas, tudo se encontra em harmonia.
-3 e 4:
Nesses casos, abandonara-se o fundo branco, na terceira usando de um vermelho monocromático de tal modo que a imagem da máquina se mistura com sua base e com seu fundo, e na quarta com diferentes cores e tons de cinza diversos, ambas usufruem da hierarquia no texto, exibindo o modelo em primeiro plano e a marca em segundo, mas mantendo a sinteticidade, adentrando na terceira imagem, essa se destaca pelo volume apenas na base dada a sombra, em contraste com a máquina que se encontra por cima, sem sobra e de modo assimétrico, como se ela se sobressai-se na composição, o que aliado ao enquadramento que se encaixa com as extremidades funciona muito bem. Já a quarta obra usa de grids mas os rompe de tal maneira que cria um movimento e profundidade pelas ondas em alto relevo, outrossim, diferencia-se das outras por não apresentar visualmente o produto, apenas o sugere por sinais matemáticos remetendo à uma calculadora e pelo formato das ondas que lembram o formato do produto(não sei se isso funcionou pro marketing mas pra composição ficou bem interessante).
-5 e 6:
Os dois posters usam de cores vivas, chamando a atenção do espectador, também é perceptível um trabalho com camadas viabilizando uma interessante sobreposição, que aliada a transparência permite uma clareza e dinamicidade. Quanto a 5° imagem, o uso da pena remete a ideia da leveza e portabilidade, enquanto a mão digitando expele no papel a marca do produto e uma de suas características, reforçando-as. Já na 6°, as camadas e as posições das mãos dão a ideia de movimento de uma nova forma, o que frente ao botão que mesmo teclado não se move passa uma imagem de robustez, resistência e estabilidade.
-7 e 8(Bruce Mau):
Na sétima figura é evidente uma aleatoriedade no posicionamento das letras, essas em diferentes escalas dado os variados tamanhos, suas cores são diversas mas mantendo uma harmonia, há também uma opaca sobreposição de camadas e uma sugestão de movimento pelos cata-ventos formados pelas letras. No conjunto 8, as composições apresentam uma assimetria visto que não há um padrão entre os eixos, mas há um grid que orienta os vários elemento e um certo ritmo e equilíbrio, tendo em vista que todos os elementos são posicionados de modo harmonioso. É evidente também uma sobreposição opaca de camadas, cores vibrantes e chamativas além de alguns princípios da Gestalt como continuidade e destino, tudo isso compondo uma imagem dinâmica e sem monotonia a ser passada para o público.
-9 e 10:
Na 9°, é marcante o uso de cores vibrantes, uma simetria na organização dos círculos mas com textos ocupando diferente posições nos interiores e esses com hierarquias construídas pelas diferentes cores e alinhamentos em cada círculo. Quanto à 10°, essa usa apenas de um vermelho intenso e de branco, contendo uma hierarquia no texto com o nome Coca Cola como um título e abaixo dela um subtítulo, além disso o desenho da esfera com um sorriso e um sinal de adição remetem a uma positividade de modo divertido.
-11:
Por fim, nessa gif vê-se um enquadramento diferente, que nâo limita e que é trespassado por diferentes elementos, possui um claro dinamismo, usa de um colorido nas imagens, contrastando com o preto das laterais dos quadrados e da grossa fonte, quanto ao texto, esse se apresenta desconstruído, com uma ordem de leitura não usual, mas ao fim da gif se apresenta completo e organizado, complementando o conjunto ao garantir a legibilidade.
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